terça-feira, 19 de abril de 2011

Jeitinho brasileiro: Corrupção

 
            O Brasil vive um momento em que a corrupção está presente em praticamente todos os  âmbitos profissionais, desde o profissional autônomo ao político que governa. Estamos vivendo um momento em que o povo brasileiro se divorciou da ética e casou-se com o “jeitinho brasileiro”.
            Esse jeitinho que nós brasileiros aderimos para burlar o sistema injusto e conseguir viver no meio de tantos imposto que nunca retornam de forma justa para a população, hoje faz parte do patrimônio nacional do brasileiro.
            Mas esse mesmo jeitinho que nós temos de superar as injustiças diárias, é o responsável pela corrupção que existe no Brasil.
            O corrupto só é corrupto porque aprendeu a ser, ninguém nasce corrupto em um sistema social que existe a ética – pelo menos no papel – para diminuir as injustiças sociais, mas quando crescemos vendo exemplos desse “jeitinho brasileiro”, e das “gambiarras” que o brasileiro faz, também passaremos a usar desse jeitinho algum dia para nos beneficiar. Se nos observarmos durante o dia, veremos que  muitas vezes buscamos nos beneficiar de uma forma tão espontânea que é comparável ao instinto natural de sobrevivência.
            Realmente um instinto natural, que temos como base a escola “natural” Brasil para aprendermos. O problema não é buscar se beneficiar para melhorar sua condição de vida ou saúde por exemplo, até porque eu sou totalmente contra o determinismo, o problema é quando esse instinto de sobrevivência do brasileiro, é feito naturalmente sem passar pelo cunho da ética e acaba ignorando leis, desrespeitando pessoas, prejudicando milhares de pessoas desviando verbas somente para se beneficiar.
            Se temos um problema no brasileiro hoje, é que a lei é sempre para o outro , nunca pra si próprio. E essa característica do brasileiro está presente em todo território nacional. Enquanto essa conduta permanecer, a corrupção com certeza estará caminhando junto.
            A única forma de acabarmos com esse sistema injusto e revertemos a situação atual, é através do cumprimento da lei da parte de CADA cidadão. Eu sei que parece senso comum o que eu disse, mas se pararmos para pensar, não existe outro caminho. Se continuarmos a exigir que o outro mude, sem olhar pra nós mesmos,e não revermos nossas condutas como cidadãos, e isso se estende a todos os direitos do cidadão e dentre eles o direito de cobrar as promessas de seu representante governamental, o Brasil infelizmente continuará com seus representantes corruptos. Afinal, o governante de hoje, é o cidadão comum de ontem.

O Mito de Adão e Eva

              Impressiona-me o que nós conseguimos retirar de proveito de muitos mitos da antiguidade, acredito que muitos deles foram ...