quarta-feira, 16 de março de 2011

Goiânia, 16 de março de 2011


Prezado Sr. Daniel,


            Certa feita disseram à Madre Tereza: “Madre, os alimentos que a senhora distribui para essas pessoas, às transformam em pessoas acomodadas, a senhora deveria dar-lhes empregos e não ser conivente com a preguiça.” Certamente que abismada, porém, serena, ela retrucou: “Meu filho, as pessoas que eu alimento estão tão desnutridas, que se eu lhes der o meio de trabalho, eles mau conseguirão ficar em pé, por isso eu dou o alimento primeiro para que eles tenham forças para trabalhar.”
            Entendo o seu posicionamento Daniel, quando o senhor diz que mendigos são pessoas que não querem trabalhar e por isso vão para as ruas viver de esmolas. Contudo, permita-me discordar.
            O que leva uma pessoa às ruas são situações muito delicadas que eu já tive a oportunidade de conhecer de perto algumas, em trabalhos de assistência a moradores de rua, e posso afirmar que eles estão precisando mais de oportunidades do que de esmolas.
            Grande parte das pessoas que tive a oportunidade de conhecer, jovens e adultos, estão nas ruas por desavenças familiares, e por acharem (inocentemente) que as ruas iriam acolher-lhes de uma forma melhor do que o lar se aventuraram em um caminho incerto, que mais tarde descobriram não ser àquilo que esperavam. Quando tentam voltar novamente ao convívio social, a sociedade os taxa como indigentes, mendigos, vagabundos.
            Um grande pré-conceito ou conceito, passa então a cair sobre os moradores de ruas e mesmo que tentem sair da situação que se encontram, a sociedade não lhes permite isso de forma fácil. Jogados a mercê das tribulações das ruas, sem auxilio governamental, passam a viver uma vida deplorável, infelizmente.
            Seres humanos desavisados, inocentes quanto às malícias das ruas. E o senhor poderá dizer: “Mas eles foram para às ruas por vontade própria”. Sim, realmente foram por vontade própria, mas não esperavam cair nessa situação, por tanto eram apenas crianças conhecendo o mundo, e hoje querem desprover dos direitos humanos atribuídos à cada cidadão, mas para eles, esses direitos nem se quer existem.
            Cordialmente,
                                               Vinicius Silva Pereira


Nota: * O personagem Daniel, é fictício, mas o exemplo é real.

7 comentários:

  1. Olá Vinícius! Gostei do seu texto, e concordo que apesar de muitos dos 'mendigos' "foram por vontade própria", como você disse. Concordo também que é difícil uma pessoa nessa situação ser aceita na sociedade. Com isso eu espero que essas pessoas tenham ajuda. Não com a esmola, mas com a ação direta do Governo, pois, afinal, só fazer campanha sobre incentivo de não à esmola não é o bastante. Muito bom texto. Parabéns! ^^

    ResponderExcluir
  2. aew meu fih
    uma idéia
    se você postar imagens que chamem mais a atenção do público jogem ou em geral, acredito que conseguirá ter seguidores do blog, melhor divulgação na boca do povo etc. mas ta massa ;D
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Ráh, foi isso mesmo quis dizer, mostrar que não basta a população se mobilizar pra ajudar as pessoas que estão nas ruas, mas que o estado tem que auxiliar essas pessoas à inclusão social novamente, eu sei que o governo já tem algumas obras de assistencia a essas pessoas mas ainda assim continua sendo muito pouco.
    Bruno vlw pela ideia, eu sou muito leigo ainda nessa questão de colocar imagens junto com textos, hehe, mas passarei a arbritrariar mais minhas imagens à partir de agora.
    abraços ^^

    ResponderExcluir
  4. Seu Blog ta mto bomm! Mas concordo com o Bruno...precisa de umas imagens que descrevam melhor seu apelo.

    Bjokass

    ResponderExcluir
  5. Da uma passada no meu tb depoiss!

    http://s2yaya.blogspot.com/

    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Obrigado a todos pelos comentarios e me desculpem pela demora, é que fiquei uns tempos sem dar uma passada aqui na net hehe.
    bjoss

    ResponderExcluir

O Mito de Adão e Eva

              Impressiona-me o que nós conseguimos retirar de proveito de muitos mitos da antiguidade, acredito que muitos deles foram ...