sexta-feira, 4 de março de 2011

Tecnologia x Vida Saudavel

 
Tratar da tecnologia como algo indispensável para ter-se uma vida saudável é um assunto muito recente, pois, nem sempre tivemos acesso a essa tecnologia.Podemos dizer que esse assunto se tornou presente a partir dos avanços do século XX e XXI. Mas afinal, a tecnologia é mesmo indispensável para se ter uma vida saudável?
Recentemente tivemos a descodificação do genoma humano, onde podemos agora prever inúmeras doenças genéticas e começar o tratamento o quanto antes. Não obstante, os avanços da robótica são surpreendentes,  propiciam novos membros que substituem o membro amputado e funcionam quase que perfeitamente, se não fosse a dificuldade em reproduzir os movimentos sensíveis dos dedos. O pré-natal, que é feito durante a gestação, prevê doenças que podem afetar a mãe ou o bebê e inicia-se o tratamento o quanto antes.
Todavia, essa mesma tecnologia desenvolve toxinas alucinógenas mais fortes a cada ano que invadem os centros urbanos e rurais como um vírus que se alastra rapidamente. Novas armas de destruição em massa agridem o cotidiano de diversas nações. Mais jovens cultivando o próprio corpo utilizam da tecnologia para buscar uma vida “saudável” cheia de músculos, e algumas vezes se arrependem dos resultados obtidos por quase terem ido a óbito.

 
Se faz mister reconhecer o conforto e a qualidade de vida que a tecnologia vem nos  trazendo ao longo dos anos, porém, ao mesmo tempo que a tecnologia ajuda a construir um futuro duradouro para alguns, ela destrói o futuro para outros.
No século XXI a tecnologia é extremamente paradoxal à vida saudavel, é preciso que se faça um controle de como difundir os avanços tecnológicos no cotidiano, e é de extrema responsabilidade dos lideres politicos que não permitem o uso dessa tecnologia para diminuir a vida e sim, prolonga-la.

2 comentários:

  1. cara é impressionante como a tal da Dialética se aplica a TUDO. Esse caso não deixa dúvidas, as criações humanas sempre virão pra ajudar ao mesmo tempo que pra destruir, assim como tudo na vida tem dois lados :D
    tá massa o blog em! :D

    ResponderExcluir
  2. Vlw Iaguim xD
    pois é mano isso mesmo que eu tentei mostrar com o texto, essa dialética com uma simples questão mas que se aplica a tudo como você disse.
    Abraço

    ResponderExcluir

O Mito de Adão e Eva

              Impressiona-me o que nós conseguimos retirar de proveito de muitos mitos da antiguidade, acredito que muitos deles foram ...